31/08/2020

CURSO DE FORMAÇÃO DE ADVOGADOS EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO

- Fonte: ESA OAB SP

.

Apresentamos o curso de Formação de Advogados em Mediação e Conciliação, realizado pela ESA Nacional em convênio com o CNJ. O curso será 100% on-line na etapa teórica.

Após a conclusão do curso EAD da etapa teórica, o aluno deverá procurar a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo e Pernambuco para realizar o estágio supervisionado.

Pré-requisito:
Possuir curso de nível superior, concluído há mais de 2 anos.

Carga horária: 40 horas

Período de inscrições: 31 de agosto a 04 de setembro (http://bit.ly/mediacaoeconciliacaoon-line)

Validação e pagamento: 07 de setembro a 11 de setembro

Período do curso: 14 de setembro a 23 de outubro de 2020

Investimento: R$ 200,00

ATENÇÃO. VAGAS LIMITADAS!
Os primeiros 110 inscritos receberão um e-mail com a confirmação da inscrição e a indicação dos dados bancários, para que seja efetuado o pagamento do curso, via depósito identificado.

Importante: Após a confirmação da inscrição, pelo e-mail indicado, o candidato deverá realizar o pagamento em até 4 dias após recebimento do comunicado.

O Curso:
Objetivos: Ao final da formação, o aluno será capaz de empregar adequadamente os métodos consensuais de solução de conflitos, em especial a conciliação e a mediação, no âmbito judicial ou extrajudicial, seja como conciliador/mediador, seja na prática da advocacia, acompanhando os clientes nas sessões de conciliação/mediação processuais ou pré-processuais, cumprindo o princípio informador do processo civil brasileiro, instituído no art. 3º, do CPC/2015.

Conteúdo Programático

Unidade 1
Acesso à Justiça: A Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos e sua Estruturação
Conteúdo: Cultura da Sentença e Cultura da Pacificação: mudança de paradigma. Evolução histórica dos métodos consensuais de tratamento de conflitos no Brasil – normatização legal e administrativa. O papel dos Juizados Especiais. Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos e seus objetivos. Objetivo central de “acesso à justiça como acesso à ordem jurídica justa”, com seus obstáculos e desafios, relacionando-os com a própria estrutura da Política Judiciária em tripé: CNJ, Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMECs) e Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSCs), enfatizando o aspecto voltado a serviços de cidadania deste.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de materiais de apoio (texto de apresentação, apostilas), participação em fórum (Jogo dos 7 erros) e atividade GV/GO sobre acesso à justiça.

Unidade 2
Teoria do Conflito, Formas e Métodos de Tratamento dos Conflitos
Conteúdo: Teoria do Conflito. Interesse e Posição. Formas de solução de conflitos. Principais Escolas de Mediação. Gestão de Conflitos: modelos, meios e arquitetura. O advogado e o conflito.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de material de apoio (texto de apresentação e apostilas), tempestade de ideias através da ferramenta padlet (o conflito e suas acepções), realização de questionário (quiz - Despolarizando), participação nos fóruns (Fórum 1 - Despolarizando ainda mais... e Fórum 2 - Identificando sentimentos e necessidades).

Unidade 3
As competências comunicacionais do Mediador e do Conciliador
Conteúdo: Axiomas da Comunicação. Noções de Comunicação não violenta – CNV. Comunicação Assertiva. Escuta ativa. Rapport e declaração de abertura. Competências comunicacionais do conciliador/mediador.

Atividades: Acesso às videoaulas, leitura dos materiais de apoio (texto de apresentação e apostila), participação nos fóruns (Fórum A – A Importância de escutar e Fórum B – O Jogo dos 3 erros), envio de áudio em tarefa individual (declaração de abertura).

Unidade 4
Etapas da Mediação e Técnicas Associadas
Conteúdo: O procedimento da mediação. Pré-mediação. Etapas da mediação. Técnicas de Mediação.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura do material de apoio (apostila e texto sobre como elaborar perguntas), participação em fórum (Identificando as Etapas e as Técnicas), realização de tarefas individuais (Tarefa A – Resumo e perguntas).

Unidade 5
O Advogado no Contexto dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Conteúdo: questões éticas que envolvem o exercício da advocacia e as funções de mediador e conciliador judiciais: Código de Ética do Advogado e Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais. Oferecimento de serviços afetos a métodos consensuais de solução de conflitos como serviços de advocacia. Honorários na mediação. Negócios Jurídicos Processuais.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de material de apoio (texto de apresentação e apostilas), Estudo de Caso para trabalhar a ética do conciliador/mediador e do advogado em Fórum de Discussão. Tarefa individual de redação de cláusulas de contrato de honorários. Registro reflexivo.